quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A minha 1ª série.








Quando terminar o quadro que estou a fazer, será muito mais fácil explicar o que aqui tenho.
Eis que vos mostro a minha 1ª série completa dos 4 graus da medalha da cruz de guerra do ultimo modelo instituído, com argola circular, o que pode ser considerado como não sendo "da ordem".
Mas é esta a maravilha das colecções, cada fabricante legou-nos um infinidade de material, que para nós nunca será de mais.
Eu poderia ter todas as medalhas da cruz de guerra instituídas e fabricadas, desde as que foram deixadas em África numa vala desconhecida, às dos Museus de Lisboa, às que nunca saíram das lojas, todos os cunhos, todos os retratos... Nunca seriam demais... é assim uma colecção.

Pedidndo desculpa pela má qualidade da photo, devo dizer que depois de se ter partido a minha camara photográfica, o velho telemovel é tudo o que me resta!

Da esquerda para a direita, 1ª classe a ouro e louros, 2ª classe a ouro, 3ª classe a prata, 4ª classe a bronze.

O nosso dever,




O que foi criado a 1916 para galardoar e distinguir os bravos Portugueses defensores da Pátria, da Republica e da Liberdade na Europa, não poderá nunca cair no esquecimento do colectivo nacional.
É este o dever de qualquer coleccionador e historiador por mais conceituado ou modesto que seja.
Todas as colecções e conhecimentos começam e terminam da mesma forma em qualquer momento ou lugar da história humana. Um item seguido de outro e uma insatisfação e ambição constante!

Em cima, baixo relevo na Sociedade de Geografia de Lisboa, dando o seu reconhecimento ao esforço Pátrio na derrota dos Impérios Centrais. É de notar a beleza deste baixo-relevo, que tem na sua base uma medalha da Cruz de Guerra de 1917, a Pátria Republicana beijando o bravo português que tombou em sua defesa, tendo a seus pés Marte, Deus da Guerra, e a Liberdade coroando os feitos do povo Português na conquista da paz Europeia.