domingo, 13 de novembro de 2011

Sobre a Cruz de Guerra de 1917






















Não conheço mais de seis cunhos desta medalha da Cruz de Guerra. Pelo menos a julgar pelos modelos que já vi ou tenho e pelas imagens que circulam online e noutros suportes físicos e literários.
Parte destes modelos, que podem variar em detalhes na esfinge da República, no escudo ou na esfera armilar, no seu diâmetro, corte ou espessura, na sua suspensão ou ainda no metal no qual foram cunhados, teram sido encomendados a fabricantes no estrangeiro ou a fabricantes nacionais para corresponderem a pequenas encomendas ou mesmo a encomendas a titulo pessoal, para satisfazerem pedidos que pretendiam substituir as medalhas perdidas, extraviadas, confiscadas, ou simplesmente não entregues a quem de direito pelos mais variados motivos.

Muitas vezes na faleristica damos connosco a chamar falsificações ou reproduções a peças que não o são. Muitas vezes é a falta de informação e a falta de provas concretas da sua história que nos leva a dizer alguns disparates.
A peça apresentada é uma medalha da cruz de guerra de 1917 cunhada pela histórica casa Lisboeta, Frederico da Costa, herdeira da J. A. da Costa.
Cunhada em Cobre, tratada a enxofre, apresenta demasiada espessura e alguma falta de delicadeza nos detalhes de escultura. Contraria assim o modelo mais conhecido da nossa Cruz de Guerra, talvez de cunho original na casa da moeda por encomenda governamental, cunhada em Cobre ou Bronze, patinada, de belo acabamento, suave, bem esculpida, leve, pura.

A fita de suspensão é da maior qualidade alguma vez vista por mim neste tipo de medalhas. Tecida em seda pura é esventrada por finíssimos fios de metal que lhe confere uma extraordinária rigidez e simultânea flexibilidade.

Optei por não lhe colocar qualquer tipo de rotulo, sabendo contudo, não tratar-se de uma peça original  do seu tempo, do tempo da sua fundação. Pois o que aqui me importa é a raridade faleristica da insígnia e não a sua importância histórica enquanto Medalha da Cruz de Guerra, atribuida.

Tentei saber a idade do cunho, ou porque foi feito, mas não obtive nada de cncreto para poder aqui partilhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário