quinta-feira, 28 de novembro de 2013

"A Medalha Militar 150 anos (1863-2013)"





Não foi descuido, esquecimento ou uma acção deliberada da minha parte não ter feito aqui nota e publicidade sobre a belíssima exposição que assinalou o 150º aniversário da Medalha Militar.
Em verdade, fui forçado a “pendurar” uma série de esboços para alguns artigos, entre os quais esta pequena “noticia”. Todos eles vitimas de um problema informático que durou mais do que o previsto.

Aos leitores desta página, um pedido de compreensão pelo sucedido.

 

No ano em que se comemoram os 150 anos sobre a fundação da Medalha Militar e do Museu de Marinha por El Rey D. Luiz, a Armada Portuguesa em profícua aliança com a Academia Faleristica de Portugal, ergueu uma exposição com peças de grande valor e significado histórico, vindas das reservas do Museu de Marinha.

A exposição foi inaugurada a 1 de Outubro pelo Sr. Almirante Bossa Dionísio e pelo Comissário Cientifico da exposição o Académico Paulo Estrela. Ambos proferiram uma breve alocução à efeméride, sendo a ultima de grande contributo pedagógico para o entendimento do conceito cientifico de Faleristica, e do seu impacto na História e Cultura.
A noite da inauguração, que contou com largas dezenas de convidados ilustres e anónimos, entre os quais dezena e meia de Académicos da AFP, terminou com um concerto sinfónico pela Banda da Armada.

A Marinha, acolheu de forma fraternal todos aqueles que durante um mês quiseram e puderam visitar o pavilhão central da Cordoaria Nacional, onde estiveram cerca de uma dezena de vitrines com uma mostra de elevado valor, mérito e reconhecimento da presença de Portugal no Mar.


Por fim, dizer que é obvia a relação entre esta exposição e a Medalha da Cruz de Guerra.
Em primeiro lugar porque a MCG é actualmente parte integrante da classe “Medalha Militar”,  depois porque em dois dos espólios estão presentes Medalhas da Cruz De Guerra; no do Sr. Capitão-de-Mar-e-Guerra José Eduardo de Carvalho Crato, nota para a presença do seu belo Diploma; e no do Sr. 1.º Tenente António Luis Gouveia Prestes Salgueiro, nota para a urgente necessidade de restauro da sua insígnia de 1ª classe.
Ambas as Medalhas são do modelo de 1917.




Tendo sido ultrapassado pelo tempo, deixo aqui dois links de grande interesse para quem queira “visitar" a exposição, finda a possibilidade de o fazer fisicamente;

-O primeiro é reservado ao sitio da AFP e da excelente nota que foi dada sobre esta exposição:

http://www.acd-faleristica.com/archives/3629

-O segundo, é para o meritório trabalho do Blog Reserva Naval, sitio da AORN - Associação dos Oficiais da Reserva Naval, onde é dada uma excelente reportagem fotográfica das peças em exposição:

http://reservanaval.blogspot.pt/2013/11/exposicao-medalha-militar-150-anos-1863.html

1 comentário:

  1. Bem-haja caro amigo e confrade pelo seu excelente post sobre este evento.
    Um abraço amigo,
    JVB

    ResponderEliminar