domingo, 4 de janeiro de 2015

Capitão Henrique Alves de Ataíde Pimenta: Herói da Cruz de Guerra



Filho de Porfírio Arsénio de Ataíde Pimenta e de Joaquina Maria dos Santos Pimenta, nasceu na cidade de Lisboa na muito antiga Freguesia de Santo André, mais tarde Freguesia da Graça e actualmente Freguesia de São Vicente, a 15 de Fevereiro de 1875.

A Campanha dos Cuamatos;

Destacado Oficial de Infantaria, segue em 1906 para o Sul de Angola sob o comando de Alves Roçadas a fim de pacificar a região Portuguesa do Ovampo, habitada pelos Cuamatos que devido à influência Alemã se tinham rebelado contra a presença Portuguesa.
Em 1907 está presente na defesa do “Forte Roçadas” situo na margem direita do Rio Cunene, tendo sido um dos notáveis do combate de Mufilo a 27 de Agosto desse mesmo ano.
Na sequencia desta vitória, participou na ocupação de Embala e de Nalueque, tendo assim contribuído para a derrota das pretensões Alemãs no Baixo Cunene, jugulação da revolta e ocupação do território dos Cuamatos.

A Pacificação da Guiné Portuguesa;

Em 1912, já na Guiné Portuguesa, mergulhada em revoltas que em muito molestavam a soberania Portuguesa na Província, integra uma Coluna destinada a Oxinhame, tendo pouco depois comandado uma força que travou batalha contra os Balantas em Binhome, ao mesmo tempo que outra coluna se batia em Jobel e Elia contra os Baiotes.
Em Mansôa e no Oio, foi um dos oficiais responsáveis pelo levantamento, fortificação e abastecimento de aquartelamentos que asseguravam a permanência Portuguesa na região.

Expedicionário a Moçambique;

Em 1916, o Capitão de Infantaria 10, estava adido ao 6º Grupo de Metralhadoras no comando da sua 3ª Bateria.
Em 1917 parte para Moçambique integrado na 4ª Força Expedicionária à Província, comandada pelo Coronel Sousa Rosa num total aproximado de 5300 homens.
Por lá permanece até à rendição Alemã, não antes sem passar pela rigorosa e difícil experiencia que era o combate as tropas do General Paul Emil Von Lettow-Vorbeck.

Em 1918 foi transferido para a Guarda Fiscal, não tendo o autor conseguido apurar se nesta força prestou serviço nas Colonias ou no Continente Europeu.

O Capitão do Estado Maior de Infantaria Henrique Alves de Ataíde Pimenta mereceu as seguintes condecorações:

- Medalha da Cruz de Guerra de 1ª Classe
- Medalha de Valor Militar grau Ouro
- Medalha de Bons Serviços, grau Prata
- Oficial da Ordem Militar de Aviz
- Medalha Comportamento Exemplar, grau Prata
- Medalha de Serviços Distintos no Ultramar, grau Prata
- Medalha das Campanhas no Ultramar “D. Amélia” Cuamato 1907
- Medalha das Campanhas do Exército Português

- Medalha da Vitória


A Todos faço votos de um Bom ano de 2015!

Sem comentários:

Enviar um comentário