quinta-feira, 24 de novembro de 2011


A Medalha da Cruz de Guerra de 1917 em papel...
A minha vida em cima da mesa, como a larga maioria dos agraciados com a MCG de 1917 nunca tiveram um diploma tão bonito quanto o que aqui apresento.
Começo por dizer que não é justo que partilhe convosco tão belo documento num estado em que não se possa compreende-lo por completo. Desfigurado como está não vos permito que o compreendam, mas peço-vos que compreendam, todos nós que estudamos faleristica sabemos o quão fácil é falsificar ou reproduzir documentação faleristica.

Não estando completo, é mostra suficiente de uma imagem do diploma da MCG de 1917, que julgo ser única no suporte online, em português.
Sobreviveram muito poucos. Dos mais de dois milhares e meio de Cruzes de Guerra atribuídas entre todas as classes a cidadãos nacionais e estrangeiros no período da sua instauração até ao Golpe de Estado de 28 de Maio, os diplomas que nos teram chegado não são muitos.
Aqui fica um deles.

6 comentários:

  1. Parabéns caro Tiago.
    Mais uma fontes especializada sobre condecorações e medalhas de Portugal. São poucas fontes de informações e muitas vezes não tão precisas.
    Já tem expectativa de escrever algo sobre a Medalha da Vitória Portuguesa na Primeira Guerra?

    Cordialmente
    Lambert

    ResponderEliminar
  2. Caro Lambert, muito agradeço as suas palavras.
    Sou forçado a dizer que há já muito tempo, muito tempo ántes até de coleccionar medalhas militares, acompanho os seus blogs sobre a phaleristica Brasileira. Os meus parabéns.
    Sobre a medalha da Vitória Inter-Aliada Portuguesa não tenho nada que escrever ou para escrever, pelo menos para já, ou seja nos próximos anos. O meu objecto de estudo é por enquanto exclsivamente a Medalha da Cruz de Guerra que têm em comum com a MV a sua fundação com a Grande Guerra.
    No entanto tenho trocado muitas mensagens com um amigo na Austrália, o Robert, sobre a MV. Ele sim está a fazer uma fantástica pesquisa e colecção sobre as várias medalha da vitória incluindo a Portuguesa e a Brasileira.

    Atentamente;
    Tiago F.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tiago,

      muito grato pela resposta. Sim tenho contatos com Robert, tem sido muito cortês comigo e estamos sempre em contato. Como ele, sou entusiasta pelas MV e tenho aprendido muito sobre elas. muito obrigado e sintase a vontade para discutir no nosso grupo (GMIC) e no meu blog sobre medalhas da Grande Guerra.

      atenciosamente
      Lambert

      Eliminar
  3. Boa tarde

    Parabéns pelo seu blog sobre a CG. Devo dizer-lhe que também sou possuidor de algumas medalhas portuguesas e entre elas algumas cruzes de guerra, entre elas a versão de 1917. Mas a razão que motivou aqui o meu contacto é a de que igualmente sou possuidor de um diploma da cruz de guerra de 1917, como o que aqui apresenta mas...completamente em branco. Comprei-o num alfarrabista françês por essa razão muito curiosa...

    Cump.

    ET

    ResponderEliminar
  4. Deixo-lhe igualmente aqui os links de 3 imagens do meu diploma:

    [img]http://i41.tinypic.com/ekmic3.jpg[/img]

    [img]http://i42.tinypic.com/2mwyrug.jpg[/img]

    [img]http://i40.tinypic.com/351e0wj.jpg[/img]

    Cump.

    ET

    ResponderEliminar
  5. Caro El Mano;
    Agradeço as simpáticas palavras sobre este meu modesto contributo.
    O diploma da cruz de guerra é um documento histórico sem par na história da phaleristica nacional. Gostava muito de adquirir um tão belo quanto o que aqui me deixou para apreço, para a minha colecção.
    Grato igualmente pela partilha das photografias.

    Os melhores cumprimentos;

    Tiago Flôr

    ResponderEliminar