terça-feira, 22 de maio de 2012

A hierárquia e ordem de precedência da medalha militar, a Cruz de Guerra e a 1ª Republica 1919



A 8 de Novembro de 1919, já posteriormente ao cessar do troar dos canhões na Flandres e em Àfrica, sobre proposta do Ministro da Guerra, é promulgada a regulamentação do uso das ordens e medalhas militares Portuguesas.
Este meu artigo vem também preencher uma lacuna na informação disponível na web sobre faleristica nacional e cumprir uma velha promessa minha de vos trazer e dar a conhecer esta matéria.
Nada melhor, para o fazer, do que transcrever directamente da legislação à data, o que aqui quero deixar.
Ilustrarei com a ajuda do Paint o transcrito da Legislação, dando assim a conhecer graficamente o que me proponho aqui a mostrar.


"Decreto nº 6:205, 8 de Novembro de 1919

Regulamento das Ordens Militares Portuguesas. Ordem do Exército nº23, 1ª série.

Capitulo I (...) Capitulo V (...)

Capitulo VI: Disposição Comum às Diferentes Ordens;

...
Artigo 32º. As condecorações Portuguesas são colocadas em primeiro lugar, da direita para a esquerda, no lado esquerdo do peito, pela ordem da seguinte precedencia: Torre e Espada, Cruz de Guerra, Cristo, Avis, S. Tiago, Medalha Militar (valor militar, bons serviços, comportamento exemplar) e Medalha da Vitória. A seguir as ordens e condecorações estrangeiras.

#.1º As medalhas militares conferidas por serviços de campanha - letra C - têm precedência sobre a Ordem de Cristo.

#.2º As medalhas comemorativas das campanhas do exército português, as do mérito, filantropia e generosidade e a de bons serviços no ultramar, usam-se do lado direito do peito, da esquerda para a direita pela ordem acima mensionada. As cruzes e medalhas da Cruz Vermelha colocar-se hão após estas.

#.3º Quando os distinivos das condecorações não se contenhão numa só linha, a ordem de preferência começará pela linha supeiror.

#.4º Só é permitido o uso das fitas das condecorações sem fivela no uniforme de camapnha.

#.5º Aos oficiais e praças é permitido o uso das insignias da Torre e Espada, Cruz de Guerra e medalha de Valor Militar, em passeio com qualquer uniforme.

... "



Este Decreto é uma verdadeira revolução, não só pelo afirmar da reintrodução das antigas ordens militares banidas em 1910, não só pela regulamentação do uso das Ordens e das Medalhas, mas também pela introdução das condecorações colectivas de unidades, até então só entregues a Praças citiadas ou Cidades/Vilas heróicas. Mas isto das condecorações colectivas, ficará para outra altura.

Podemos então ver a importância que a Medalha da Cruz de Guerra assume neste Decreto e durante todo o momento histórico da 1ª Republica.
Se por exemplo em França a Croix de Guerre vêm depois da Medaille Militaire e da sempre primeira Legion d´Honor, por cá a Medalha da Cruz de Guerra, contrariamente ao que acontece hoje e desde 1946, assumia lugar de destaque logo a seguir ao mais alto galardão a que um Português pode aspirar, a bem amada e querida Ordem da Torre e Espada.


Este artigo foi revisto a 09/01/2013, alterando a imagem que o acompanha com a finalidade de uniformizar via paint todas as imagens deste tipo que avante se julguem pertinentes partilhar neste Blog.

3 comentários:

  1. Caro Tiago, temos que conversar um destes dias...Tenho os bonecos das precedências de todos os regulamentos. Temos que comparar coisas para não perdermos tempo com o que não é necessário...
    Creio que já encontrei quem me ajude na versão portuguesa de um livro da Cruz de Guerra :-)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Nuno, prazer em vê-lo por aqui.
    Estou totalmente disponivél para colaborar consigo e com a Academia em qualquer projecto ou em qualquer troca de informação, como aliás tenho feito.

    Relativamente à duplicação de esforços; é efectivamente um risco que corremos. Eu não tenho uma linha de orientação para este meu Blog e para as publicações. O meu objectivo é ir mostrando a minha colecção, dar apontamentos históricos e legislativos e algumas curiosidades ligadas à MCG.

    Meu caro, um livro sobre a MCG, a ser lançado no centenário ada sua fundação é um objectivo que também tenho há algum tempo. Sei por si agora e sabía já por outros Académicos que já se tinha falado no assunto, assim é com o maior dos gostos e entusiasmo que aguardo o esboço do projecto, estando mais uma vez disponivel para o que me for pedido.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Tiago, boa noite.
    No âmbito de uma pesquisa histórica que estou a desenvolver, necessitava de saber se existem cidades estrangeiras condecoradas com uma Cruz de Guerra pela República Portuguesa, durante a I Guerra Mundial. Se sim, poderá dizer-me quando, se conhece legislação a respeito ou que mais informações dispõe? Em caso negativo, tem conhecimento da atribuição da Cruz de Guerra (ou outras) portuguesa a outras cidades?
    Muito grato e parabéns por este excelente trabalho.

    ResponderEliminar