sexta-feira, 7 de Fevereiro de 2014

General Piloto-Aviador Luis Araújo; Herói da Cruz de Guerra






Neste dia 6 de Fevereiro, cessou funções o Sr. General Piloto-Aviador Luís Evangelista Esteves de Araújo, Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas.
Nascido na cidade do Porto aos 25 dias do segundo mês do ano de 1949, ingressou na Academia Militar em 1966 para concluir o curso de Aeronáutica em 1971.
 Entre Outubro de 1972 e o mesmo mês de 1974 sobrevoou durante 1000 Horas o Norte de Moçambique ao comando do mítico Alouette III, tendo feito nele toda a sua comissão de serviço no Ultramar.
 
Uma carreira exemplar e longa que culmina agora depois de em Fevereiro de 2011 ter assumido a chefia do EMGFA.

Do seu conjunto de condecorações destaca-se naturalmente a Medalha da Cruz de Guerra de 2ª classe, que lhe foi atribuída em 1977, quando era ainda um jovem Tenente Piloto-Aviador.

É precisamente por ser um dos muitos Heróis da Cruz de Guerra, que faz sentido neste espaço dedicar ao Sr. General um a palavra de apreço e reconhecimento pelos serviços que prestou à pátria no Ultramar e na chefia do EMGFA.

Por último observar que são cada vez menos os militares no activo, condecorados com uma das quatro Classes da Cruz de Guerra, e poder ter tido um General CEMGFA que a ostentava orgulhosamente foi para o autor desta página um gosto. Não será por certo uma situação que se venha a repetir nas próximas décadas. 

Fotos: Presidência da Republica; Força Aérea Portuguesa.











Sem comentários:

Enviar um comentário