terça-feira, 2 de julho de 2013

Uma peça curiosa; medalha da Cruz de Guerra 1946/49

                             
 
                           
      



Bem sabemos como se faz uma condecoração; é gravado um cunho de Aço em duas partes, anverso e reverso que encaixados por um balancé e batendo sobre metal mais macio criam uma medalha ou condecoração. De forma simples podemos descrever o processo como sendo o mesmo da produção de moeda.

O cunho que deu origem a esta específica variante da MDG (em baixo à direita) foi gravado há largas décadas por um gravador da Casa da Moeda para uma famosa casa de condecorações em Lisboa. Sobre isto e sobre a magnifica qualidade da escultura e gravação do original não temos qualquer duvida.

O intrigante nesta peça é o facto de ter sido feita não por cunhagem mas por fundição (em baixo à esquerda), á qual por manifesta má qualidade dos detalhes resultantes do processo, se soldou um escudo nacional de maior detalhe mas em muito, diferente do desenho original.

E é aqui que se levantam muitas e sérias duvidas sobre esta condecoração.

 Conhecemos agraciados com a MCG igual a apresentada, portanto já na década de 60/70/80 estas peças circulavam, por vezes sem a adição do escudo.
Conhecemos também, noutras colecções outros exemplares iguais (com e sem escudo) variando o metal em que foram fundidas e a classe que representam.
 Descartamos por isso a hipótese de cópia moderna. Mas não a hipótese de cópia antiga.

Sem qualquer prova disto, pensei por breves instantes, tratar-se de uma produção local (Ultramarina) partindo de uma peça original, para condecorar mais militares dos que os previstos a quando da encomenda de condecorações feita à Metrópole.

Poderá esta ser ainda uma cópia da original, feita por uma casa de revenda de condecorações que não tendo um modelo gravado da MCG de 46/49, optou por copiar uma da concorrência.

Nos vários modelos dela conhecida, a fita raramente é igual e as miniaturas de classe variam por quase todos os modelos que delas conhecemos. O que pode indicar que foram montadas com sobras e de forma apressada, dando, em minha opinião, alguma credibilidade à ideia de produção local.

Uma bonita e interessante Medalha da Cruz de Guerra de 3ª classe 46/49 que foi a leilão em Nova-Iorque num lote de proveniência Alemã.
Em aliança com um bom Amigo, lá a conseguimos resgatar e trazê-la para donde nunca devia ter saído, Portugal. Para além desta Cruz de Guerra destacava-se uma belíssima Medalha de Valor Militar do mesmo modelo 46/49, entre outras, sem que tenhamos conseguido apurar se pertenceram ao mesmo agraciado. Mas o mais consciente e realista, será por certo afirmar que não têm qualquer ligação entre si.





Sem comentários:

Enviar um comentário